ECOTURISMO EM SERGIPE

O estado é rico em opções ecológicas. 5 bacias hidrográficas cortam o estado de norte a sul, serras, reservas de Mata Atlântica, o rio São Francisco que abriga os Cannyons do lado sergipano, ilhas fluviais e berçários de garças, isso sem falar nos 170 km de praias paradisíacas e nos imensos e preservados manguezais. O ecoturista que vier a Sergipe só precisa arrumar a mochila, preparar o coração e não esquecer de pôr pilhas na máquina digital.

Projeto Tamar Pirambu

O Projeto Tamar foi criado há pouco mais de 10 anos para a preservação das tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção. Várias bases foram implantadas no litoral brasileiro. Em Sergipe o destaque fica por conta de Pirambu (70 Km de Aracaju), uma base modelo em eficácia. Dos dois milhões de tartaruguinhas lançados ao mar durante os últimos anos, 400 mil saíram de Pirambu. O turista pode visitar as instalações e conhecer melhor cada espécie, além de contribuir para a causa adotando uma tartaruguinha recém-nascida e lançando-a ao mar. Um ritual sob medida para os ecoturistas.


Reserva Ecológica do Crasto

No município de Santa Luzia do Itanhy encontra-se uma das maiores reservas de Mata Atlântica do estado. Várias espécies ameaçadas de extinção estão protegidas da caça indiscriminada e das moto-serras. A reserva é compacta e impressiona pela altura das copas das árvores. Mata densa e fechada, com pequenas e estreitas trilhas em seu interior. Ótima opção para trekking.

Serras

Os amantes do vôo livre praticam este esporte nas Serra de Itabaiana e Machado. Na primeira, protegida pelo Ibama, existem cachoeiras, córregos e poços. Para acampar na serra é necessário uma autorização do Ibama, além das recomendações que são feitas para que não hajam acidentes no local . Há um cuidado muito grande contra incêndios criminosos, pois a região permanece seca por alguns meses no ano.

Xingó

Conhecer uma das maiores e mais modernas hidrelétricas do mundo é uma aventura e tanto ! A Hidrelétrica de Xingó, localizada no município de Canindé do São Francisco a 220 km de Aracaju, impressiona pela imponência. Está aberta para visitação de segunda a domingo das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 h. O roteiro inicia com uma apresentação em vídeo de todas as etapas no mirante. Em seguida visitação "in loco" nas barragens de desvio.

Fonte: http://www.aracaju.com/bntm/ecoturismo.htm

0 comentários: