CONHEÇA AS PRAIAS DE SERGIPE


O litoral de Sergipe, com cerca de 163 km de extensão entre a foz do Rio São Francisco, ao norte, e a do Rio Real, ao sul, ainda conserva muitas de suas praias praticamente selvagens. São 15 principais praias que compõem o litoral sergipano: Praia do Saco, Praia das Dunas, Abaís, Caueira, Mosqueiro, Praia do Refúgio, Náufragos, Praia do Robalo, Aruana, Atalaia – Aracaju, Praia dos Artistas, Atalaia Nova, Praia da Costa, Jatobá e Pirambu.




01 - Praia do Saco

A praia do Saco também conhecida como praia de Boa Viagem fica junto à foz do Rio Real, que desemboca nas suas águas. Seu mar é calmo de tom esverdeado e bom para a pesca.
Possui casas de veraneio, barracas e uma paisagem de dunas e coqueiros. Na outra margem do rio, pode-se ver a famosa praia de Mangue Sec
o na Bahia.

02 - Praia das Dunas e 03- Abaís



A Praia de Abaís é bastante extensa e nos seus aproximadamente 20 km de orla é urbanizada e muito movimentada.
Na paisagem, além das barracas, pequenas dunas e um mar de ondas fortes, porém com águas mornas completam o visual. Entre essa praia e a praia do Saco fica a praia das Dunas, cujo nome retrata bem sua paisagem de dunas claras.

04 - Caueira

A praia de Caueira, possui um mar com ondas fortes e de cor escura. Sua paisagem de pequenas dunas e vegetação rasteira, atrai visitantes e torna-se bem movimentada nos finais de semana e temporada alta.
Possui trechos urbanizados com barracas e calçadão. Aqui vale a pena provar a moqueca de aratu, uma delícia do local!

05 - Mosqueiro

A Praia do Mosqueiro fica ao sul de Aracaju, a somente 20 km da praia de Atalaia. É bastante extensa e fica na foz do Rio Vaza Barris.
Sua areia é branca e fina. Daqui parem os passeios de catamarã, com destino as pequenas ilhas da região e também a histórica cidade de São Cristóvão.

06 - Praia do Refúgio


A Praia do Refúgio fica no litoral sul sergipano e possui características típicas da área: mar calmo, de águas mornas, ondas baixas, dunas e coqueirais.
Sua areia é batida e escura e possui infra-estrutura em quase toda extensão, exceto em alguns poucos pontos de áreas desertas.
Fica ao longo da Avenida José Sarney, com bares, restaurantes e quiosques. Aqui pode-se apreciar pratos típicos da região, onde os mais fa
mosos são os caranguejos e a carne-de-sol.

07 - Náufragos


A praia dos Náufragos, possui uma boa estrutura de barracas e é bem movimentada.
Possui um mar de ondas fracas, areia fina e
de coloração escura.

08 - Praia do Robalo


A praia do Robalo é reta com areia batida e escura e possui um mar com ondas fracas e mornas ideal para banho.
Para quem gosta de agito, aqui é um bom local; a praia é bem movimentada e possui quiosques padronizados e muitas casas de veraneio.

09 - Aruana



O visual da praia de Aruana é o primeiro a ser visto seguindo pela rodovia José Sarney.
Praia tranquila. Sua paisagem destaca-se por possuir alguns coqueiros e dunas. Na beira-mar, areia escura e batida e um mar de ondas fracas e ág
ua morna.

10 - Atalaia - Aracaju


A praia de Atalaia é a mais movimentada de Aracaju e faz parte da orla urbana da cidade.
Seu mar é calmo de águas rasas e uma larga faixa de areia fina e batida, é o paraíso para as famílias com crianças. Daqui também pode-se avistar algumas das plataformas de petróleo da Petrobrás. Nesta orla urbanizada, o calçadão vem acompanhado de quiosques, quadras de esportes e áreas de lazer, sem contar com bares e r
estaurantes.
Para os que gostam de uma movimenta
da saída noturna, nesta orla existe um trecho conhecido popularmente por “Passarela do Caranguejo”, onde bares e restaurantes são os pontos de encontro da diversão.

11 - Praia dos Artistas

Esta praia urbanizada de Sergipe tem boas ondas e conseqüentemente por aqui predominam os surfistas. Também conhecida como Havaizinho, aqui é praticamente o começo da badalada praia de Atalaia.
Conta com boa estrutura de barracas e restaurantes. Para os adeptos da pesca, aqui também é um bom lugar pra praticar.

12 - Atalaia Nova


A praia de Atalaia Nova localiza-se na
Ilha de Santa Luzia e possui aproximadamente 30 km de extensão. Fica do lado oposto da praia da orla, voltada para o Rio Sergipe.
É conhecida por vários nomes na sua extensão e possui al
guns trechos bastante desertos. Os sergipanos costumam vir aqui principalmente na alta-estação, para curtir a badalação do local.

A praia e um convite a um passeio romântico, pois a natureza está a seu favor. Por um lado pode-se ver o nascer do sol e por outro o pôr-do-sol na beira do rio. Além disso, sua paisagem é emoldurada por coqueiros. Vale a pena ir até o trecho conhecido por Porto Grande que é praticamente virgem, tem uma encantadora paisagem de coqueiros e lagoas, além do farol para contrastar um pouco.

13 - Praia da Costa



A praia da Costa, possui areia batida e escura e uma paisagem marcada por coqueirais.

Apesar de possuir alguns quiosques na praia, em grande parte pode-se encontrar trechos desertos.

14 - Jatobá


A praia de Jatobá é bastante extensa e conta com a maior parte dos trechos desertos. É ideal para surf e boa para a pesca, porém não tem nenhuma infra-estrutura turística. Para os que querem somente curtir a natureza, esta praia vale a pena.


15 - Pirambu

Foto de Telmo Moreira

A Praia de Pirambu possui aproximadamente 40 km de extensão e fica no limite com o estado de Alagoas. Possui trechos quase desertos, com mar de ondas fortes e água morna. Nesta praia encontra-se a Reserva Biológica de Santa Isabel, que protege e fiscaliza a desova de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Assi
m que parte de suas areias estão reservadas. No litoral norte, na Costa dos Manguezais se encontram praias virgens como Ponta dos Mangues e Pirambu.

Fonte: http://www.praiasnordeste.com.br


0 comentários: