CACHOEIRA POÇÃO DE PEDRAS, A MAIOR DE SERGIPE

No dia 14 de junho de 2009 (domingo) o grupo ECONATIVUS foi ao alto sertão sergipano para conhecer a maior cachoeira de Sergipe. A Cachoeira Poção de Pedras também conhecida como Cachoeira de Lourdes, fica localizada no povoado Barro Vermelho na cidade de Nossa Senhora de Lourdes, numa distância de 136 quilômetros da capital Aracaju. Seu acesso é pela Rodovia estadual SE-200, (nesta rodovia a atenção deve ser redobrada devido a quantidade de curvas e grande desgaste da pista decorrido das últimas chuvas na região), ao passar pela entrada da cidade de Canhoba vindo pela cidade de Propriá, é só entrar a direita no povoado Barro Vermelho e seguir uma estrada de barro de uns 4 quilômetros, ou se desejar pode ir pela cidade de Nossa Senhora de Lourdes que fica aproximadamente a 7 quilômetros da cachoeira.
A altura da Cachoeira Poção de Pedras é aproximadamente 15 metros, sendo considerada a maior cachoeira de Sergipe, e a mais bela, digna de admiração por sua estrutura toda cercada de paredões rochosos, a vegetação da região encanta todos que a visitam pela vivacidade das cores.
O local é apropriado para a prática de rapel, banhos, pois suas águas não são salobras, os mais corajosos costumam praticar saltos do alto das pedras logo que o rio tem grande profundidade no centro, mas é possível ficar embaixo da cachoeira caminhando sobre as pedras.
Como a maioria das cachoeiras que conhecemos, ela também apresenta melhor época para visitação no inverno, entre os meses de maio a julho, todos podem desfrutar das águas geladas da cachoeira que estará bem cheia aumentando ainda mais a beleza do local.
Nesta época a visitação no local é muito grande, muitas pessoas se deslocam das cidades circunvizinhas para passarem o dia diante na grande cachoeira. Nós do ECONATIVUS observamos todo o local e ficamos satisfeitos de não encontrar lixo, prova que aqueles que freqüentam ali cuidam e se preocupam em mantém o local preservado.
É uma ótima opção de lazer e contato com a natureza, quando for ao alto sertão sergipano não deixe de visitar a Cachoeira de Lourdes, vale à pena conhecer. Não se esqueça do compromisso com a natureza, sempre devemos manter-la limpa e preservada.

Boas Trilhas!!!

0 comentários: